AULA 01 PARADIGMA DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Site do Professor Carlos Fernandes
Em algumas linguagens de programação, como a linguagem PHP, o resultado de uma expressão destas seria “10a” mas, na maioria das linguagens, esta instrução contém um erro de semântica. O programa interpretador funciona como um simulador de software de uma máquina cujo ciclo buscar-executar lida com instruções de programa em linguagem de alto nível ao invés Trazendo o futuro para o presente: explorando a ciência de dados e machine learning de instruções em código de máquina. Como vantagem ao processo de compilação, ao ocorrer um erro de execução, pode-se apontar a linha do código fonte onde tal erro ocorreu (SEBESTA, 2018). Esta lista de tokens será a entrada para o analisador sintático que, por meio de árvores de análise, verificará se as regras de sintaxe estão sendo cumpridas.
- Vamos escrever esse programa na linguagem Java de forma orientada a objetos, mas primeiro apresentaremos uma versão estruturada, onde todo o processamento se concentra em um grande bloco de código.
- Por último, nas linhas 14 e 15, o valor total do pedido e da comissão são impressos.
- Devemos usar apalavra reservada virtual para indicar que um método pode ser sobrescrito, ouseja, na classe pai.
- A data marca as mobilizações em favor da superação dos manicômios e a necessária mudança do modelo assistencial em saúde mental.
Orientação a Objeto
Repare que a listagem mostra somente a assinatura dos métodos especiais, sendo que sua implementação é a mesma que em Java. Esse tipo de adaptação é muito comum em C++, onde a classe é guardada em um arquivo .h e sua implementação em um arquivo .cpp. Como se trata de um assunto que está intimamente conectado à herança, entender os dois juntamente é uma boa ideia. Outro ponto é o fato de que as linguagens de programação implementam o polimorfismo de maneiras diferentes. O C#, por exemplo, faz uso de método virtuais (com a palavra-chave virtual) que podem ser reimplementados (com a palavra-chave override) nas classes filhas.
Programação Orientada a Objetos e Programação Estruturada
Para mitigação dos impactos de chuvas intensas, são necessárias estratégias para reter a água e reduzir a velocidade desse fluxo, evitando que seja direcionada uma grande quantidade de água para um mesmo lugar. “Se nós continuarmos usando as mesmas ideias antigas de condução das águas, de tentar conter as águas e fazer estruturas de cimento, concreto e alvenaria para se proteger das águas, vai ser uma perda de tempo. Vai ser muito dinheiro jogado fora se tentarmos reconstruir a mesma infraestrutura que estava antes lá”, diz o professor sobre a reconstrução no Sul. O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo Paulo Pellegrino lembra que o modelo atual de drenagem nas cidades tende a se livrar das águas. “Tem uma sequência de superfícies impermeáveis que vai levando a água cada vez mais rapidamente, em maior volume, ladeira abaixo.
AULA 01 – PARADIGMA DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
A sua principal utilização, devido ao baixo nível, é em programação para sistemas embarcados ou outros em que o conhecimento do hardware se faz necessário para um bom programa. A Programação Orientada a Objetos (POO) diz respeito a um padrão de desenvolvimento que é seguido por muitas linguagens, como C# e Java. A seguir, iremos entender as diferenças entre a POO e a Programação Estruturada, que era muito utilizada há alguns anos, principalmente com a linguagem C. Além disso, a POO diversas vantagens em sua utilização, que também serão vistas e explicadas.
Inovação de paradigma: o que é e como se integra aos 4ps
Isso facilita a criação de hierarquias de classes e a reutilização de código, tornando o desenvolvimento mais eficiente e escalável. Um dos princípios fundamentais da programação estruturada é a utilização de estruturas de controle bem definidas, como if, else, while e for, que permitem que o programador controle o fluxo da execução de forma clara e organizada. Além disso, a programação estruturada preza pela modularização do código, ou seja, pela divisão do programa em funções ou procedimentos que realizam tarefas específicas. A programação estruturada é um paradigma de programação que se baseia na divisão do código em blocos de código mais simples e fáceis de entender. Algumas das principais características da programação estruturada incluem a utilização de sequência, seleção (ou decisão) e repetição (ou iteração) para controlar o fluxo de execução do programa.
Isso acontece devido à complexidade do modelo, que traz representações na forma de classes. Essas representações irão fazer com que a execução do programa tenha muitos desvios, diferente da execução sequencial da programação estruturada. Esse é o grande motivo por trás https://temlondrina.com.br/tecnologia/alem-das-linguagens-de-programacao-criatividade-e-exigencia-no-desenvolvimento-web/ da preferência pela linguagem C em hardware limitado, como sistemas embarcados. Também é o motivo pelo qual a programação para sistemas móveis como o Google Android, embora em Java (linguagem orientada a objetos), seja feita o menos orientada a objetos possível.